CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA MATO

  •  

Caldas da Rainha acordou, nesta manhã de domingo 17 de novembro, com sol radiante para receber o 3 º Corta Mato Arneirense Caldas da Rainha, que incluiu o Campeonato Distrital de Corta Mato Longo, para os escalões de Sub-18, Sub-20, Seniores e Veteranos.
Cerca de 2 centenas de atletas, de 21 clubes pertencentes a 3 Associações, competiram com esforço e determinação, num duro percurso.
A prova, organizada pelo ACDR Arneirense, com o apoio da ADAL, iniciou-se com os mais novos, os atletas Infantis, a percorrerem uma volta pequena de 1 km, tendo vencido Afonso Silva, do BEST, com 03:34. Em Femininos, na mesma distância, a atleta Júlia Pinheiro, dos Pimpões, foi a mais rápida, com um registo de 03:59. Em Iniciados Masculinos, chegou André Ribeiro, da J Vidigalense, em 07.17, vencendo a distância de 2 km e Cristina Gomez, dos Pimpões, repetiu o feito em Femininos, com mais um minuto de prova.
Os Juvenis Masculinos e Femininos saíram ao mesmo tiro de partida, para um percurso de 4 km, duas voltas grandes, a contar para o Campeonato Distrital de Sub-18.
Martim Mendes, da J Vidigalense, sagrou-se Campeão Distrital, à disputa com Leonardo Ponte, do NDA Pombal, Vice-Campeão, que não lhe facilitou a vida e cortou a meta apenas um segundo mais tarde. Rodrigo Fidalgo, da J Vidigalense, foi o terceiro classificado, a meio minuto de distância dos dois primeiros classificados.
Cerca de um minuto e meio, foi o tempo que separou a primeira atleta da segunda e a segunda da terceira, em Sub-18 Femininos. Maria Jesus, do AC Batalha, foi a mais rápida, arrecadando o título de Campeã Distrital, seguindo-lhe a nova Vice-Campeã Distrital, a atleta da casa, Caetana Neves e na terceira posição, Petra Viana, da J Vidigalense.
No escalão de Sub-20, Leonardo Jacinto, da J Vidigalense e Pedro Rocha, do Vermoil, são os novos Campeão e Vice-Campeão Distritais, respectivamente. Micael Pereira, do GDCA, subiu ao último lugar do pódio. Mariana Romeiro, do ID Vieirense, é a Campeã Distrital, na distância de 5 km.
Antes da partida dos Absolutos Masculinos, foi feita uma sentida homenagem a Luís Soares, atleta que competiu pela nossa Associação nas camadas jovens e partiu prematuramente, a semana passada. Abílio Figueira fez um discurso emotivo, recordando os feitos do atleta e fez-se de seguida, um minuto de silêncio.
Após a homenagem, partiram os atletas. Em Seniores Masculinos, André Filipe, da J Vidigalense e Filipe Rosa, do CA Marinha Grande, trocaram os lugares da edição anterior, tendo desta vez o Sub-23 André levado a melhor sobre o recém chegado aos M40, Filipe Rosa, com 3 segundos de vantagem. Valter Costa repetiu o terceiro lugar da época anterior, a cerca de 3 minutos do atleta do mesmo clube.
Em Seniores e Masters Femininos, Benvinda Santos, da J Vidigalense, revalidou o título de Campeã Distrital, tendo percorrido os 6 km em apenas mais 17 segundos do que na época transacta. Joana Bagagem, do CA Marinha Grande, revalidou o de Vice-Campeã Distrital, com 15 segundos de acrescento ao tempo anterior e Adriana Coelho, do ID Vieirense, voltou a arrecadar o terceiro lugar, melhorando o seu tempo em cerca de meio minuto.
No escalão de Masters, são Campeões Distritais, César Isidro, do CA Óbidos, em M35 e que venceu a prova, Hugo Duarte, do ID Vieirense, em M40 e no escalão seguinte, Sérgio Junqueira, do CPR A-do-Barbas. Vitor Dinis, do GDRC Unidos, venceu em M50, António Ferreira, do ID Vermoil, em M55, José Henriques, em M60 e Licínio Pereira em M65, os dois últimos atletas do ID Vieirense.
Em Femininos, Deonilde Costa, do AC Vermoil, venceu e arrecadou o título de Campeã Distrital, em F50, Joana Paulo, do GRF Benedita, em F35, Joana Grácio, do CPR A-do-Barbas, em M40, Marta Colaço, do CA Nazaré, em M45 e Helena Henriques, do ID Vieirense, em F55.
Por equipas, nos Sub-18 Masculinos, venceu a J Vidigalense, seguida do B Anjos.
Em Seniores Femininos, o CPR A-do-Barbas foi a equipa vencedora, seguida do GRF Benedita e na terceira posição ficou o ID Vieirense. Em Masters Femininos, o GRF Benedita é a equipa Campeã Distrital, seguida do CPR A-do-Barbas, e o AC Vermoil classificou-se em terceiro.
Em Seniores Masculinos, a grande Campeã Distrital foi o CA Marinha Grande, que revalidou o título, a equipa Vice-campeã também revalidou o título, o GA Caranguejeira, e o GRF Benedita ficou na terceira posição.
Em Masters Masculinos, o ID Vieirense foi novamente Campeã Distrital, o GDRC Unidos revalidou o título de Vice-campeã e o AC Vermoil fechou o pódio, por equipas.
O evento terminou com a subida ao pódio dos últimos atletas a competir.
Parabéns pela excelente organização deste Corta Mato. Aguardamos pela 4 ª Edição.

Resultados:https://www.adal.pt/pdf/2019-2020/resultados/2024-11-17%20comunicado%20CD%20Corta%20Mato%20Longo.pdf

A ADAL

2024-11-18