O Centro Nacional de Lançamentos recebeu na tarde de sábado, 23 de novembro, a etapa 1ª da Jornada de Lançamentos 2024, organizada pela Juventude Vidigalense e ADAL.
Participaram nesta Jornada várias dezenas de atletas, de 14 Clubes, no Lançamento de Disco, Dardo e Martelo, para escalões de Sub-14 a Sénior, com maior participação de atletas Sub-16 e Sub-18.
No Dardo, no escalão de Sub-16, Santiago Fernandes, do CBA-S, venceu com o seu melhor lançamento de mais de 40 metros e dois metros mais que o segundo classificado, Mateus Antunes, do ACDRS Quinhendros. Filipe Santos, da J Vidigalense, foi terceiro. Em Femininos, no escalão Sub-14, venceu Francisca Mendes, da Juventude Vidigalense, com um lançamento de 26 metros. Mafalda Oliveira, do CBA e Helena Teixeira, da J Vidigalense, foram segunda e terceira, respectivamente.
No Lançamento do Martelo, em Sub-18, Natália Svirsa, do CBA-S venceu, Rafaela Libânio, do CA Nazaré, foi segunda e Sofia Marçal, do ASE, fechou o pódio. Em Masculinos, no escalão de Sub-16, Guilherme Gavina, do CRCDL, foi o vencedor, seguido de Diogo Tavares, da J Vidigalense. Em Sub-18, Rodrigues Esteves, agora atleta do Sporting CP, venceu com um lançamento 10 metros acima do de Nikita Miroshnyk, da Juventude Vidigalense, que foi segundo classificado. João Cordeiro, do GD Pedreiras, ficou na terceira posição.
No dardo feminino, em Sub-16, Alícia Almeida, do CA Nazaré, lançou mais longe do que Madalena Salgueiro, da J Vidigalense, e Diva Vidal, companheira de equipa. Em Masculinos, subiu ao pódio um trio de atletas da J Vidigalense, André Baranov, Francisco Atafona e Eduardo Santos, do escalão Sub-14.
No Lançamento do Disco, no escalão de Absolutos, Raquel Gomes, da J Vidigalense, Sofia Ganoshenko, do AA Bela Vista e Camélia Terentiy, do CA Marinha Grande, subiram ao pódio, por esta ordem. Em Masculinos, Sun-16, Guilherme Gavina, do CRCDL, venceu, indiscutivelmente, com um lançamento de mais de 12 metros superior ao do segundo classificado, Santiago Fernandes, do CBA. José Martins, da equipa organizadora, foi o terceiro. No escalão Sub-18, Denis Hrabar, do SL Benfica, foi superior a Filipe Fernandes, da J Vidigalense, com um lançamento cerca de 10 metros mais longe. No escalão seguinte, Henrique Gavina, da J Vidigalense, bateu Rodrigo Silva, do CA Marinha Grande.
Em Absolutos, André Petriv, da J Vidigalense venceu Miguel Domingues, da mesma equipa e Luís Gomes, do AMCRFG subiu ao terceiro degrau do pódio.
Foi um início de época promissor, no sector dos lançamentos.
Marcamos encontro na próxima etapa, já agendada para 21 de dezembro. Até lá.
Resultados:https://www.adal.pt/pdf/2019-2020/resultados/2024-11-22%20comunicado.pdf
A ADAL
2024-11-26